Falar da história do Patafufo Country Club é fazer uma viagem no tempo e voltar a 1964, quando um grupo constituído de dez pará-minenses vislumbrou a possibilidade de fundar um clube recreativo que fosse, ao mesmo tempo, uma boa opção de lazer, entretenimento e, acima de tudo, permitisse a prática esportiva em diferentes modalidades. O Patafufo nasceu do idealismo de quem acreditava no desenvolvimento do município de Pará de Minas e na vocação de seu povo pelos projetos pioneiros, acima de tudo, de bom gosto e dotados com excelente padrão de qualidade.
Desde o princípio tudo foi muito bem planejado começando pela escolha da localização geográfica do clube. Os fundadores apostaram na aquisição de uma área que seria muito privilegiada caso o desenvolvimento da economia nacional viesse a passar também por aquela que, no futuro, se transformaria na BR 262.
Nos primeiros anos os desafios foram maiores que as conquistas, mas cada diretoria contribuiu para o crescimento do clube que começou com um pequeno bar, um porão e um “campinho” de terra. Tempos depois surgia a primeira sede, uma construção rústica, erguida sobre eucaliptos. Oito anos mais tarde viria a inauguração da primeira piscina. No décimo-quinto aniversário, aconteceria a inauguração da primeira sauna e um ano depois, a nova sede social. Hoje, o clube é dotado de um moderno parque aquático, academia, saunas, quadras esportivas, bar e restaurante, praça de alimentação, quiosques, wifi, e amplo estacionamento, dentre outras benfeitorias imprescindíveis ao bem estar de seus mais de mil associados.
O Patafufo Country Club é um dos mais modernos do centro-oeste mineiro, podendo competir de igual para igual com muitos clubes das grandes capitais brasileiras. As homenagens começam pelos sócios-fundadores que acreditaram em um sonho e trabalharam para que ele se tornasse realidade. São eles: